domingo, 21 de junho de 2015

REGULAMENTO 2015



REGULAMENTO GERAL


1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1    - Este Regulamento dispõe sobre a organização da GINCANA RIO 450, do CIEP 476-ELIAS LAZARONI.

1.2    - Todas as pessoas que participarem, de qualquer forma, do evento estarão sujeitas as condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente divulgação do mesmo, com o apoio dos capitães de equipe.

1.3    - É de responsabilidade dos integrantes das equipes acessarem diariamente apáginada gincana na internet durante sua realização, pois é um canal de comunicação entre a Comissão Organizadora e as equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.

2. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
            A gincana procura atender aos seguintes objetivos:

         2.1 – OBJETIVO GERAL:
                        2.1.1 – Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, a fazer, a pensar,a conhecer, a ser.

         2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
                        2.2.1 - Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.
                        2.2.2 - Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente, praticar a reutilização de materiais.
                        2.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da formação do cidadão;
                        2.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e comunitários.
                        2.2.5 - Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito.

3. DA PARTICIPAÇÃO

            3.1 - As equipes da gincana serão compostas por estudantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental do turno da MANHÃ desta Unidade Escolar.

            3.2 – As atividades serão realizadas, exclusivamente no turno da manhã.
3.3 – A participação individual na gincana será usada como um dos instrumentos de avaliação nas disciplinas a escola, de acordo com o seu PPP.


 4. DAS EQUIPES e das inscrições

4.1- As equipes serão compostas por alunos do turno da manhã do CIEP 476, independente de suas turmas, totalizando ummínimo de 30e máximo de 50 alunos em cada equipe.
PARÁGRAFO ÚNICO: SOMENTE INSCREVA O ALUNO OU EQUIPE QUE VAI, EFETIVAMENTE, PARTICIPAR DA GINCANA.

4.2 – As inscrições deverão, obrigatoriamente, ser realizadas no prazo: de 09, 10 e 11/06/2015; e 16, 17 e 18/06/2015.
           
4.3- Cada equipe escolherá seu nome,que será um local histórico do Rio de Janeiro, e sua cor predominante, no ato da inscrição (ANEXO I).

4.4- As equipes serão compostas com 04 ALUNOS CAPITÃES.
           
O CAPITÃO DE EQUIPE DEVE:
                        4.4.1- Ter liderança;
                        4.4.2- Zelar pelo cumprimento das tarefas;
                        4.4.3- Promover a socialização do grupo;
                        4.4.4- Cumprir as normas do regulamento;
                        4.4.5- Não deixar que nenhum aluno da equipe fique sem participar, distribuindo as tarefas para TODOS os participantes da equipe;
                        4.4.1- Respeitar e acatar as decisões da comissão organizadora.

4.5- Os professores que não integram a comissão organizadora poderão fazer parte de cadaequipe, como orientadores/articuladores. Sendo limitado a 1 (um) professor.
Em caráter excepcional o professor poderá orientar mais de uma equipe.

4.6- A equipe e seus participantes escalados, deverão se apresentar, no local onde as atividades serão realizadas (com antecedência de 15 minutos).

4.7 – É de inteira responsabilidade da equipe e seus professores orientadores, bem como os participantes das torcidas, estarem identificados no decorrer da gincana.Nos dias das tarefas, todos os membros das equipes deverão estar com o uniforme da equipe. Todos os uniformes deverão conter as logomarcas do CIEP 476 e do Governo do Estado do RJ (estas logomarcas podem ser conseguidas com o animador cultural Rogério Goudart 2ª 4ª e 6ª feiras no CIEP)

4.8- É proibido o uso de papel picado, fogos de artifício e aparelhos de som, pela torcida organizada.


5. DAS TAREFAS
           
5.1 – Cada tarefa receberá a seguinte pontuação, te acordo com a ordem de classificação das equipes:
                        5.1.1 – 1º lugar = 100 pontos
                                    2º lugar = 75 pontos
                                    3º lugar = 50 pontos
                                   Participação = 10 pontos (10% do primeiro lugar)
           

 6. DA EXECUÇÃO DAS TAREFAS
           
         6.1 -  Os CAPITÃES de cada equipe devem confirmar junto à Comissão Organizadora a inscrição dos seus membros para a respectiva tarefa.

           6.2 - O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa, relâmpago e suplementares, bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará sob responsabilidade da Comissão Organizadora.


7. DA APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS.

            7.1 - A proclamação do resultado final será feita no dia do encerramento da gincana.


8. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

8.1 - As Equipes vencedoras serão aquelas que somarem o maior número de pontos, respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares.
8.1.1. Primeiro lugar: medalhas + troféu (que ficará exposto permanentemente na escola com o nome da equipe campeã).
8.1.2. Segundo lugar: medalhas.
8.1.3. Terceiro lugar: medalhas.


9 - DA COMISSÃO ORGANIZADORA

9.1 - Compõem a Comissão Organizadora:

a)      Professor Carlos Renato (História)
b)      Professora Izabela (História)
c)      Professor Marcílio Bittencourt (Educação Física)
d)     Professor Rogério (Animador Cultural)
e)      Professora Tássia (Língua Portuguesa)
f)       Professora Andrea (Língua Portuguesa)
g)   Direção e Orientação Pedagógica

9.2 - São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o Regulamento;
• Preparar as tarefas (Arrecadação, de conhecimentos, coletivas, esportivas e relâmpagos) da gincana.
• Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Escola.
• Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.
• Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento.



10. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES

10.1 - Preparar-se e empenhar-se, membro a membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas.

Observação:
Somente o CAPITÃO de equipe terá acesso à Comissão Organizadora, para tirar dúvidas, quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.

11. DAS PENALIDADES

11.1 - As equipes poderão perder pontos no caso de:
• Ultrapassar o limite de 3 chamadas para iniciar a tarefa, quando for o caso: implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
• Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da Comissão Organizadora).
• Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
• Pichar ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou estragar móveis, etc: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
• Ocorrer comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
• Ao final de cada dia de gincana, o local de sua realização estiver sujo e desorganizado (TODAS AS EQUIPES PERDERÃO PONTOS).
• Não estiverem, os membros, devidamente uniformizados.


12. DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO


12.1 – A comissão julgadora, devidamente assessorada pela comissão organizadora, decidirá os casos omissos por este regulamento, quando provocado por recursos escritos ou observados pela comissão organizadora.

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