REGULAMENTO GERAL
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 - Este Regulamento dispõe sobre a
organização da GINCANA RIO 450, do CIEP
476-ELIAS LAZARONI.
1.2 - Todas as pessoas que
participarem, de qualquer forma, do evento estarão sujeitas as condições deste
Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já
que será dada a necessária e suficiente divulgação do mesmo, com o apoio dos capitães
de equipe.
1.3 - É de responsabilidade dos
integrantes das equipes acessarem diariamente apáginada gincana na
internet durante sua realização, pois é um canal de comunicação entre a Comissão
Organizadora e as equipes, seja para comunicados ou tarefas a serem realizadas.
2. DOS OBJETIVOS DA GINCANA
A gincana procura atender aos seguintes objetivos:
2.1
– OBJETIVO GERAL:
2.1.1 –
Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver, a
fazer, a pensar,a conhecer, a ser.
2.2
– OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2.2.1 - Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais
e comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade.
2.2.2 - Exercitar a solidariedade, cultivar o cuidado com o meio ambiente,
praticar a reutilização de materiais.
2.2.3 - Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e
enriquecedora da formação do cidadão;
2.2.4 - Desenvolver aspectos culturais, ecológicos, lúdicos, sociais e
comunitários.
2.2.5
- Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e
vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e
respeito.
3. DA PARTICIPAÇÃO
3.1 - As equipes da gincana serão compostas por estudantes do Ensino Médio e
Ensino Fundamental do turno da MANHÃ desta Unidade Escolar.
3.2 – As atividades serão realizadas, exclusivamente
no turno da manhã.
3.3 – A participação individual na gincana será
usada como um dos instrumentos de avaliação nas disciplinas a escola, de acordo
com o seu PPP.
4. DAS EQUIPES e das
inscrições
4.1- As equipes serão compostas por alunos do turno da manhã do CIEP 476,
independente de suas turmas, totalizando ummínimo
de 30e máximo de 50 alunos em cada equipe.
PARÁGRAFO
ÚNICO: SOMENTE INSCREVA O ALUNO OU EQUIPE QUE VAI, EFETIVAMENTE, PARTICIPAR DA
GINCANA.
4.2 – As inscrições deverão, obrigatoriamente,
ser realizadas no prazo: de 09, 10 e 11/06/2015; e 16, 17 e 18/06/2015.
4.3- Cada equipe escolherá seu nome,que será um local histórico do Rio de Janeiro, e
sua cor predominante, no ato da inscrição (ANEXO
I).
4.4- As equipes serão compostas com 04 ALUNOS CAPITÃES.
O CAPITÃO DE EQUIPE DEVE:
4.4.1-
Ter liderança;
4.4.2-
Zelar pelo cumprimento das tarefas;
4.4.3-
Promover a socialização do grupo;
4.4.4-
Cumprir as normas do regulamento;
4.4.5-
Não deixar que nenhum aluno da equipe fique sem participar, distribuindo as
tarefas para TODOS os participantes da equipe;
4.4.1-
Respeitar e acatar as decisões da comissão organizadora.
4.5- Os professores que não integram a comissão
organizadora poderão fazer parte de cadaequipe, como orientadores/articuladores.
Sendo limitado a 1 (um) professor.
Em caráter excepcional o professor poderá orientar
mais de uma equipe.
4.6- A equipe e seus participantes escalados,
deverão se apresentar, no local onde as atividades serão realizadas (com antecedência
de 15 minutos).
4.7 – É de inteira responsabilidade da equipe e
seus professores orientadores, bem como os participantes das torcidas, estarem
identificados no decorrer da gincana.Nos dias das tarefas, todos os membros das
equipes deverão estar com o uniforme da equipe. Todos os uniformes deverão
conter as logomarcas do CIEP 476 e do Governo do Estado do RJ (estas logomarcas
podem ser conseguidas com o animador cultural Rogério Goudart 2ª 4ª e 6ª feiras
no CIEP)
4.8- É proibido o uso de papel picado,
fogos de artifício e aparelhos de som, pela torcida organizada.
5. DAS TAREFAS
5.1 – Cada tarefa receberá a seguinte pontuação, te
acordo com a ordem de classificação das equipes:
5.1.1
– 1º lugar = 100 pontos
2º lugar = 75 pontos
3º lugar = 50 pontos
Participação
= 10 pontos (10% do primeiro lugar)
6. DA EXECUÇÃO DAS TAREFAS
6.1
- Os CAPITÃES de cada equipe devem confirmar junto
à Comissão Organizadora a inscrição dos seus membros para a respectiva
tarefa.
6.2
- O acompanhamento da execução das tarefas-surpresa, relâmpago e suplementares,
bem como a avaliação da execução da tarefa e a atribuição dos pontos, estará
sob responsabilidade da Comissão Organizadora.
7. DA APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS.
7.1 - A proclamação do resultado final será feita no dia do encerramento da
gincana.
8. DA PREMIAÇÃO DAS EQUIPES
8.1 - As Equipes vencedoras serão aquelas que
somarem o maior número de pontos, respectivamente em 1º, 2º e
3º lugares.
8.1.1.
Primeiro lugar: medalhas + troféu (que ficará exposto permanentemente na escola
com o nome da equipe campeã).
8.1.2.
Segundo lugar: medalhas.
8.1.3.
Terceiro lugar: medalhas.
9 - DA COMISSÃO ORGANIZADORA
9.1 - Compõem a Comissão Organizadora:
a) Professor Carlos Renato (História)
b) Professora Izabela (História)
c) Professor Marcílio Bittencourt
(Educação Física)
d) Professor Rogério (Animador Cultural)
e) Professora Tássia (Língua
Portuguesa)
f) Professora Andrea (Língua
Portuguesa)
g) Direção e Orientação Pedagógica
g) Direção e Orientação Pedagógica
9.2 - São atribuições da Comissão Organizadora:
• Preparar o Regulamento;
• Preparar as tarefas (Arrecadação, de
conhecimentos, coletivas, esportivas e relâmpagos) da gincana.
• Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da
Escola.
• Orientar as equipes em relação às dúvidas na
interpretação do regulamento.
• Convocar reuniões quando se fizerem necessárias.
• Estabelecer horários relacionados à execução da
gincana e, por sorteio, a ordem de chamada das equipes.
• Retirar pontos das equipes por qualquer infração
no regulamento.
10. DAS OBRIGAÇÕES DAS EQUIPES
10.1 - Preparar-se e empenhar-se, membro a membro,
na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola, formando-se
em comissões e distribuindo tarefas a elas.
Observação:
Somente o
CAPITÃO de equipe terá acesso à Comissão Organizadora, para tirar dúvidas,
quando da realização de tarefas simultâneas de todas as equipes.
11. DAS PENALIDADES
11.1 - As equipes poderão perder pontos no caso de:
•
Ultrapassar o limite de 3 chamadas para iniciar a tarefa, quando for o caso:
implica na perda gradativa dos pontos correspondentes a mesma.
•
Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive
barulho): pode perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério da
Comissão Organizadora).
•
Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa.
• Pichar
ou riscar muros e instalações do local de realização da gincana, sujar ou
estragar móveis, etc: desclassificação sumária (decisão
irrecorrível).
• Ocorrer
comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira
este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do
evento como um todo: desclassificação sumária (decisão irrecorrível).
• Ao
final de cada dia de gincana, o local de sua realização estiver sujo e
desorganizado (TODAS AS EQUIPES PERDERÃO PONTOS).
• Não
estiverem, os membros, devidamente uniformizados.
12. DOS CASOS OMISSOS NO REGULAMENTO
12.1 – A comissão julgadora, devidamente
assessorada pela comissão organizadora, decidirá os casos omissos por este
regulamento, quando provocado por recursos escritos ou observados pela comissão
organizadora.
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